FixoMundoNotícias

SpaceX encerrará missão histórica do turismo espacial neste sábado

Primeira tripulação só de civis a orbitar a Terra deve chegar às 20h06. Empresa de Elon Musk toma a dianteira da 'corrida' dos bilionários que exploram esse segmento.

Quando a SpaceX concluir a missão espacial de 3 dias orbitando a Terra, neste sábado (18), terá feito história. E Elon Musk, dono da empresa, tomará a dianteira da “corrida” dos bilionários que exploram esse segmento. O pouso da cápsula com os 4 tripulantes está previsto para as 20h06 (horário de Brasília).

A viagem Inspiration4 é um marco no turismo espacial por ao menos dois motivos:

tem a primeira tripulação só de civis a alcançar a órbita da Terra – não há nenhum astronauta profissional a bordo;

são os humanos que chegaram mais longe desde o programa Apollo, da Nasa, que levou o homem à Lua e foi encerrado nos anos 70.

Não à toa, Elon Musk, que não faz parte da tripulação, foi cumprimentado por seus “rivais”.

Richard Branson, da Virgin Galactic, que pode ser chamado de pioneiro do turismo espacial por ter feito um voo apenas 2 meses antes, escreveu: “Parabéns a Elon Musk e a tripulação SpaceX Inspiration4 por alcançar a órbita, outro grande momento para a exploração espacial”.

Isso porque, apesar de ser o primeiro, o voo de Branson, feito em um misto de avião com foguete, não chegou à órbita da Terra, sendo chamado de suborbital. O mesmo aconteceu com Jeff Bezos, em agosto, a bordo da nave da sua empresa Blue Origin.

Se não foi o pioneiro, Bezos marcou por sua tripulação ser a primeira sem astronautas profissionais. E também por ter a pessoa mais jovem e a mais velha a irem ao espaço.

Mas cabe à empresa de Musk o feito do voo mais longo com civis, que foi além da distância do telescópio Hubble e da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), alcançando velocidade 22 vezes maior que a do som, enquanto os demais não passaram nem uma hora nos voos suborbitais.

Voo orbital X suborbital: entenda as diferenças

É preciso ainda vencer o último desafio, da volta com sucesso.

Famoso por suas polêmicas, o dono da SpaceX e da fabricante de carros elétricos Tesla não deu muitas declarações sobre a missão até agora, passando a maior parte do tempo retuitando posts do perfil da missão.

Tripulantes de voo orbital da SpaceX fazem live direto do espaço

Musk se disse honrado por ter desejado boa viagem à tripulação, no local da decolagem; na quinta (16), informou ter falado com a equipe no e que tudo corria bem. E, nesta sexta (17), se “desculpou” porque o time estava comendo pizza fria no espaço.

“Sinto muito que estava fria. Na próxima, a (cápsula) Dragon terá aquecedor de comida e wi-fi grátis”, brincou o empresário.

 

Fonte G1.

Redação Gdsnews.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo