CorumbáFixoIncêndio

Em setembro, Corumbá já tem mais da metade dos focos de incêndios registrados em Mato Grosso do Sul

Equipes estão distribuídas em vários pontos no Pantanal

Os focos de queimadas seguem consumindo parte da vegetação do Pantanal de Corumbá. As equipes de combate aos incêndios florestais estão combatendo as chamas e fazendo o monitoramento das áreas. De acordo com Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), neste ano, já foram registrados 1.737 focos de calor em Corumbá, só em setembro já são 578 focos, mais da metade do registrado em todo o Mato Grosso do Sul.    O 1° tenente bombeiro Cândido, oficial de informação da Operação Hafesto, informou que as equipes estão em várias regiões.

“Hoje estamos no Paiaguás e Serra do Amolar, mantemos ainda as equipes no Nabileque, Nhecolândia, Paiaguás, com equipes em três fazendas diferentes numa ‘cabeça de fogo’ que merece maior atenção”, falou o tenente Cândido.

Ele ainda reforçou que além das equipes em terra, há também o trabalho de aeronaves, tanto para logística, transportando as equipes e sobrevoo de monitoramento, como também para lançamentos de água. “O tempo todo estamos operando um helicóptero e um avião do governo do Estado e do Corpo de Bombeiros, onde há aviões Air Tractor, que atuam no lançamento de água em algumas áreas. A operação conta com aproximadamente 130 militares”, completou.

A ação humana ainda é um dos grandes fatores responsáveis pelas queimadas no Pantanal. Além disso, o tempo seco, forte calor e também o vento ajudam a propagar o fogo.

Ainda segundo o Inpe, neste ano, Mato Grosso do Sul registrou 5.559 focos de calor. No mês de agosto, foram 1.023 focos e nas últimas 48h, são 60 focos já contabilizados.

Palestras educativas

Palestras são ministradas para estudantes reforçando a prevenção aos incêndios florestais. Além do combate aos focos de queimadas, os bombeiros atuam também em palestras educativas junto a alunos de escolas localizadas nessas áreas do Pantanal.

Um dos públicos atendidos, foram estudantes da Escola Municipal Rural Polo Porto Esperança e extensões, região que também sofre com os focos de queimadas que seguem sendo combatidos e monitorados. Reforçando o tema, “Prevenção a Incêndios Florestais”, a palestra foi ministrada para  crianças e adolescentes.

Fonte DC.

Redação Gdsnews.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo