DestaquesEntretenimentoEsporteMato Grosso do SulNotícias

É natal e a Cassems apresenta cinco receitas da Cozinha Experimental para a ceia

Mesmo em pandemia, é possível ter momentos prazerosos com a família neste fim de ano, com receitas saborosas e saudáveis

Sarah Santos

Neste ano, a pandemia da Covid-19 mudou a rotina de muitas pessoas. O trabalho, os estudos, o lazer e convívio em família precisaram passar por adaptações para esta nova realidade, também chamada de “novo normal”. Nas festas de fim de ano, infelizmente, não será diferente.  Com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o isolamento social, as festas tradicionais podem acontecer de outra maneira. Seja em casa, ou até mesmo online, para evitar a aglomeração de pessoas.

É possível trazer a nutrição para dentro de casa, ao realizar uma refeição com a família. O programa de prevenção da Cassems, “Cozinha Experimental”, realiza aulas de culinária saudável, com ingredientes acessíveis e de fácil preparo. Confiram 5 dicas de receitas da Cozinha Experimental com alto valor nutritivo para uma ceia de natal diferenciada, com sabor e saúde.

Arroz de Natal light com chester, frutas secas e goji berry

Ingredientes

– 600g a 700g de arroz cozido

– 20ml de azeite

– 20g alho batido (ou a gosto)

– Sal a gosto

– 80g de chester em cubos

– Salsinha muito bem picada

– 10g uva-passa preta sem caroço

– 10g uva-passa branca sem caroço

– 1/2 pimentão vermelho (ou 30g)

– 1/2 pimentão amarelo (ou 30g)

– 20ml de vinho branco

– 30g de cebola

– 1L de caldo de legumes

– 30g de goji berry

– 10g de tâmaras para decorar

– 10g de damascos para decorar

– 10g de nozes para decorar

Modo de preparo

Em uma frigideira, refogue no azeite a cebola, o alho e os pimentões. Acrescente o vinho branco para puxar o sabor e depois de suar, inclua também o chester e as uvas-passas brancas e pretas, colocando também o caldo de legumes para não ressecar. Deixe no fogo até refogar e inclua, em seguida, o arroz já cozido. Misture tudo para agregar os sabores e ingredientes. Depois de prontos, coloque em uma travessa e decore com as frutas típicas natalinas, como tâmaras e damascos, e nozes.

Mini tender com purê de damascos

Ingredientes

– 200 gramas de damasco secos hidratados em água fria por uma noite

– 1 xícara de chá de açúcar

– 6 pêssegos maduros sem caroço

– 500 ml de vinho branco seco

– 1 mini tender

– cravo-da-índia a gosto

– 1 colher de sopa de margarina cremosa

– frutas secas da estação para decorar

Modo de preparo

Numa panela, cozinhe os damascos adicionando açúcar à água em que ficaram de molho. Quando estiverem quase desmanchados, junte os pêssegos e cozinhe em fogo baixo até ficar com consistência de purê. Adicione 1 xícara de chá de vinho, misture bem e cozinhe por mais 5 minutos. Reserve. Pré-aqueça o forno em temperatura média de 200º C. Com a ponta de uma faca bem afiada, faça riscos superficiais em forma de losangos por todo o Tender, e espete um cravo-da-índia em cada junção. Coloque o tender em uma assadeira, pincele a margarina e regue com o vinho branco restante. Cubra com papel-alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel e asse por mais 30 minutos. Transfira para uma travessa e sirva acompanhado do purê de damascos e arroz com amêndoas.

Farofa de Aveia

Ingredientes

– 1 colheres de sobremesa de azeite

– 1 colheres de sobremesa de cebola picada

– 2 colheres de sopa de farinha de milho

– 2 colheres de sopa de aveia em flocos

– 1 colheres de sobremesa de azeitona preta picada

– 1 colheres de sobremesa de uvas-passas

– 2 colheres de sopa de castanha do pará picada

Modo de fazer

Em uma frigideira, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Coloque a cebola e refogue por 2 minutos. Acrescente a farinha de milho e a aveia em flocos e mexa sem parar por cerca de 3 minutos, até dourar. Adicione a azeitona e as passas. Retire do fogo e sirva.

Peru Recheado Caprese

Ingredientes

– 1 peru descongelado

– ½ maço de manjericão

– 5 dentes de alho descascados

– Sal a gosto

– ¼ de xícara de chá de azeite

– 1 cebola descascada e cortada em pétalas

– 3 tomates cortados em cubos grandes

– 1 abobrinha cortada em cubos grandes

– 1 pacote de muçarela de búfala bolinha

– 1 garrafa de vinagre balsâmico

– ½ maço de manjericão picado

Modo de preparo

Esfregue um ramo de manjericão no peru, se desejar esfregue outras ervas na carne; Esfregue também os dentes de alho dentro e fora da cavidade e tempere com sal. Reserve na geladeira enquanto prepara o recheio; Em um recipiente, misture a cebola, os tomates, a abobrinha e as mussarelas; tempere com sal e junte folhas de manjericão; Coloque a mistura preparada dentro da cavidade do peru; Em uma assadeira, posicione o peru e leve ao forno a 240°C por 15 minutos; cubra a assadeira com papel-alumínio e volte ao forno por mais 1 hora e 30 minutos; Retire o papel da assadeira e volte ao forno por mais 40 minutos. Para o molho: em uma panela, cozinhe o vinagre com o manjericão mexendo periodicamente; desligue o fogo quando o molho começar a engrossar. Sirva com o peru.

Salada de Lombo de Bacalhau com Agrião

Ingredientes

– 1 kg bacalhau dessalgado

– 4 colheres de sopa azeite de oliva;

– 3 dentes de alho

– 1 cebola roxa

– 400 gramas batata bolinha cozida

– 200 gramas alface roxa orgânica

– 200 gramas agrião

– 18 unidades tomate cereja

– 18 unidades de ovo de codorna

– 1 colher de sopa de vinagre de maçã

– 1/4 colher de chá de pimenta-do-reino

– 18 unidades azeitona preta sem caroço light

– 2 colheres de sopa salsa inteira

Modo de preparo

Higienize as batatas, o alface, o agrião, os tomates, a cebola, o alho e reserve separado.

Cozinhe o lombo de bacalhau em água fervente por 10 minutos, tire-o da água com uma escumadeira, deixe esfriar, retire a pele, a espinha central e desfie em lascas. Reserve.

Nessa mesma água, cozinhe as batatas descascadas “al dente”, retire as batatas com uma escumadeira, passe por água fria. Reserve. Cozinhe os ovos de codorna e descasque-os. Reserve. Rale a cebola, fatie os alhos. Reserve. Rasgue o alface em pedaços e o agrião retire as folhas. Pique a salsa. Reserve-os separado. Numa panela antiaderente em fogo médio, com 4 colher de sopa de azeite doure a cebola, o alho por 5 minutos e junte as lascas de bacalhau por mais 3 minutos, também a salsa picada e a pimenta moída.

Montagem:

Monte a salada de lombo de bacalhau colocando no centro as lascas de bacalhau, em volta o agrião, os tomates, depois as batatas, a seguir as azeitonas, a alface, por cima os ovos de codorna cortados ao meio. Regue com azeite, vinagre e pimenta-do-reino a gosto.

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo