CorumbáFixoPandemiaPolítica

Prefeito de Corumbá e cônsul da Bolívia discutem ações contra covid-19 e situação na fronteira

O encontro definiu, para próxima semana, a realização de uma agenda entre autoridades em saúde de Corumbá e das cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro para tratar de ações contra o covid-19.

O prefeito Marcelo Iunes reuniu-se com o cônsul da Bolívia em Mato Grosso do Sul, Simons William Durán Blacutt na manhã desta quarta-feira, 07 de abril. O encontro definiu, para próxima semana, a realização de uma agenda entre autoridades em saúde de Corumbá e das cidades bolivianas de Puerto Suárez e Puerto Quijarro para tratar de ações contra o covid-19.

Iunes detalhou como é feito o trabalho de enfrentamento ao covid-19 na cidade e a organização logística do Município para realizar a vacinação contra a doença. Até a terça-feira, 06 de abril, Corumbá aplicou 18.165 doses da vacina (entre 1ª e 2ª doses).

De acordo com o prefeito, o trabalho de imunização realizado em Corumbá e também nas cidades bolivianas, que fazem fronteira com o município pantaneiro, tem se mostrado eficaz. “Todos os pacientes suspeitos da variante do novo coronavírus, apontados em Corumbá, deram negativo. Houve a situação do paciente que veio de Manaus, mais foi adequadamente tratado. É importante que os irmãos bolivianos se tranquilizem que não há a variante em Corumbá. Temos uma amizade histórica com os bolivianos e que as autoridades do país avaliem com carinho a situação do trânsito na fronteira da Bolívia, uma vez que a vacinação está bastante acelerada em Puerto Quijarro e Puerto Suárez”, disse Marcelo Iunes.

“Agradecemos ao prefeito Marcelo pela colaboração que deu ao nosso povo, no ano passado, para aliviar a situação das fronteiras. A atuação dele junto às autoridades brasileiras permitiu que a questão fosse tratada com uma visão humanitária e isso, nunca vamos esquecer”, disse o cônsul Simons Durán. “Definimos uma reunião conjunta para que nossas equipes de Puerto Suárez e Puerto Quijarro, Corumbá e Ladário possam iniciar uma estratégia de combate ao covid-19. O prefeito Marcelo Iunes se dispôs a constituir uma ação diplomática para uma reunião bilateral para discutirmos seguridade médica”, complementou a autoridade consular.

Também participaram da agenda o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, o assessor especial Élbio dos Santos Mendonça, e a agente consular Jackeline Montaño.

 

Fonte PMC.

Redação Gdsnews.

 

 

 

 

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar