DestaquesMato Grosso do SulSaúde

Nesta semana o projeto ‘Cassems Itinerante’ leva atendimento especializado ao interior

Desde 2013o programa atendido mais de 33 mil pessoas em todo o estado.

Nesta semana, o programa de assistência à saúde “Cassems Itinerante” irá passar pelos municípios de Corumbá, Naviraí, Coxim, Jardim e Ponta Porã. O objetivo da ação é levar atendimento especializado para cidades do interior.

O programa existe desde 2013, tendo atendido mais de 33 mil pessoas em todo o estado. Só em 2018, aproximadamente 8 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto. A sua criação se deu pela necessidade de levara medicina especializado em regiões do MS onde não existia.

A diretora de Assistência à Saúde da Cassems, Maria Auxiliadora Budib, explica que para a realização de ações como esta, é preciso que os profissionais de saúde acreditem no projeto e aceitem se deslocarem para realizar os atendimentos no interior. “Nós criamos o cronograma baseado nas necessidades locais, analisando sempre a viabilidade administrativa e também do profissional, dessa forma, montamos o calendário que é divulgado com antecedência para os nossos beneficiários”.

Orcilene Ajala é uma das 33 mil pessoas que passaram pelo programa, moradora da cidade de Jardim. Ela lembra que foi a primeira vez em sua cidade que teve acesso a medicina especializada “o atendimento foi bom e eu acho bem bacana ter a possibilidade de consultar com especialista na nossa própria cidade”.

Ricardo Ayache, que é presidente da Cassems, lembrou um dos principais motivos da criação do programa foi a falta ou a má distribuição de médicos no estado. “Nós sabemos o quanto sofremos com a ausência de profissionais em nossas regionais e hospitais. Começamos a criar um grupo de profissionais diferenciados, interessados em caminhar conosco neste atendimento itinerante e que, sobretudo, tenham a esperança de minimizar os problemas de atendimento no interior”, pontuou.

Mostrar Mais

Relacionados

Close
Close