ConflitoDestaquesInternacional

Maduro ordena reabrir fronteira com a Colômbia no estado de Táchira

Abertura acontecerá a partir deste sábado (8), segundo mensagem publicada em rede social. Fronteira estava fechada desde fevereiro.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira (7) que autorizou a reabertura da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira (oeste) a partir deste sábado.

“No exercício pleno da nossa soberania, ordenei a abertura dos postos na fronteira com a Colômbia no estado de Táchira, a partir deste sábado”, escreveu o presidente no Twitter.

A fronteira entre os dois países foi fechada no estado de Táchira em 22 fevereiro deste ano. Naquela data, a decisão foi comunicada pela vice-presidente Delcy Rodríguez, que atribuiu à medida a “sérias e ilegais ameaças do Governo da Colômbia contra a paz e a soberania da Venezuela”. No dia seguinte, a oposição venezuelana pretendia tentar levar à força para dentro do país ajuda humanitária internacional pelas passagens que ligam Táchira ao estado colombiano de Norte de Santander.

Desde então, a passagem por três das quatro pontes que ligam os dois países na região estava restrita. Apenas pessoas com razões médicas ou estudantes podiam cruzá-las. A ponte de Tienditas, a quarta ligação entre Venezuela e Colômbia, seguiu fechada para pedestres e veículos.

A Venezuela compartilha fronteira com a Colômbia em outras duas regiões, nas quais as passagens de pedestres estão sendo realizadas com as mesmas restrições aplicadas em Táchira.

Fonte G1 Internacional.

Mostrar Mais
Botão Voltar ao topo