ConflitoDestaquesMundo

Confrontos na fronteira de Gaza com Israel deixa feridos no aniversário da ‘Catástrofe’

Cerca de 10 mil manifestantes, segundo o exército israelense, reuniram-se na divisa do enclave litorâneo com Israel, cenário de recentes conflitos.

Tropas israelenses feriram quase 50 palestinos na fronteira de Gaza nesta quarta-feira (15) durante protestos que marcaram o 71º aniversário da “Nakba” ou catástrofe. A expressão é utilizada pelos palestinos para fazer referência ao início do deslocamento de centenas de milhares de palestinos após a criação do Estado de Israel.

Cerca de 10 mil manifestantes, segundo o exército israelense, reuniram-se na divisa do enclave litorâneo com Israel, cenário de recentes conflitos.

Testemunhas disseram à Reuters que grupos se aproximaram da cerca da fronteira, fincando bandeiras palestinas e atirando pedras contra soldados israelenses do lado oposto, apesar dos esforços de seguranças com coletes laranja para manter os manifestantes longe da barreira.

Tropas israelenses dispararam gás lacrimogêneo e balas de borracha para repeli-los, mas também recorreram à munição real, disseram as testemunhas.

O Ministério da Saúde de Gaza disse que ao menos 47 pessoas ficaram feridas, mas não ficou claro quantas destas foram atingidas por munição real e quantas foram vítimas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

“Os arruaceiros estão incendiando pneus e atirando pedras. Vários artefatos explosivos foram lançados de dentro da Faixa de Gaza, também, e foram feitas várias tentativas de romper a cerca de segurança. As tropas estão reagindo com meios de dispersão de tumulto”, afirma o comunicado do exército israelense.

Por Reuters

Mostrar Mais

Relacionados

Close
Close